O QUE É ANÁLISE DE RISCO (APR)?
A análise de riscos é uma ação ou documento onde os riscos presentes no ambiente de trabalho serão identificados e analisados.
A análise de riscos pode tanto usar avaliações quantitativas ou qualitativas. O tipo a ser usado deverá levar em conta o objetivo final da análise de risco
PARA QUE A ANÁLISE DE RISCO SERVE?
Além de contribuir diretamente para trazer mais segurança ao ambiente de trabalho à análise de risco também serve de base para outros documentos e programas de segurança do trabalho.
Os riscos levantados na análise de risco podem ser usados por exemplos, no Grupo Homogêneo de Exposição – GHE, PPRA, PCMSO e outros.
– PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); As análises de risco são parte importantíssima do PPRA. Quem segue nosso trabalho poderá ler aqui que “só é possível fazer um bom PPRA se fizermos uma boa leitura dos riscos presentes no ambiente de trabalho”. Se a análise de risco for “meia boca” toda gestão de segurança da empresa estará em perigo. Afinal, são os riscos levantados que determinam as medidas preventivas ou corretivas a serem tomadas.
– PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); Normalmente o PCMSO é feito com base no PPRA, até por que, os dois programas precisam ter sincronia, precisam falar a mesma língua. Se a análise de risco do PPRA for feita de maneira relaxada, tanto PPRA quanto PCMSO estarão com sua eficiência seriamente comprometida.
– PCA (Programa de Conservação Auditiva); A partir da análise de risco na parte de ruído e mais os exames periódicos auditivos surge o PCA. Tudo começa em campo. Levantando os setores mais ruidosos da empresa e posteriormente o Médico do Trabalho em parceria com o setor de Audiometria dão direção ao PCA e as ações do PCA.
– PPR (Programa de Proteção Respiratória); Da mesma forma que ocorre com a parte auditiva ocorre com a parte de ruído, ou seja, tudo começa na avaliação (análise) dos riscos…
– EPI (Equipamento de Proteção Individual); A NR 6 é clara ao dizer que o empregador deve fornecer EPI adequado ao risco… Mas, como saberemos o tipo adequado ao risco se o levantamento de risco não ocorrer?
Eis aí um dos motivos pelo qual muita empresa fracassa na gestão dos EPIs da empresa… Se preocupam apenas em fornecer o EPI, mas, esquecem que ele precisa ser adequado ao risco da atividade!
Mais uma vez fica claro que o levantamento dos riscos é um ato muito importante, tanto na condução da gestão dos EPIs, bem como, na do EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).
– Economia financeira: A análise de risco propicia a empresa investir melhor seus esforços e dinheiro para buscar soluções para riscos e situações reais que poderiam causar acidentes e doenças reais. Evitando assim gastar dinheiro com itens desnecessários.