Ordem de Serviço é um documento de segurança do trabalho muito importante. Através dela determinamos as responsabilidades da empresa e dos empregados.
Hoje em dia o empregado tem bem mais direito do que tinha outrora, mesmo assim vale lembrar que ele continua tendo muitas obrigações no trabalho.
A Ordem de Serviço é uma ferramenta que possibilitam dentre outras coisas, mostrar as obrigações do empregado no que se refere à segurança no trabalho. Os cuidados que ele deve tomar consigo mesmo. Os cuidados que deve tomar para que seu trabalho não gere riscos para pessoas que interajam no mesmo ambiente.
PROVAR QUE FEZ
Como os profissionais da área de segurança do trabalho sabem, na segurança do trabalho não basta fazer, é preciso provar que fez.
A Ordem de Serviço é mais uma forma de provar que o empregado recebeu orientações quanto às medidas de segurança do trabalho. Esse tipo de prova pode salvar a empresa no caso do empregado alegar de alguma forma que não sabia do risco, ou que não recebeu orientações de segurança.
MOSTRE O QUE O TRABALHADOR ESTÁ ASSINANDO
Lembro aqui, como, aliás, sempre faço que a Ordem de Serviço não deva ser dada para que simplesmente o trabalhador a assine. Ele precisa entender o que está assinando, afinal, ele está assinando um papel que fala sobre sua segurança e saúde!
Nada mais normal do que essa Ordem de Serviço ser dado após uma apresentação oral coletiva (palestra) ou individual (conversa) em que são mostrados ao trabalhador os riscos a que ele está exposto, as medidas preventivas que a empresa adota e qual o papel dele no cumprimento das medidas…
ORDEM DE SERVIÇO PARA MESTRE DE OBRAS
Nossa intenção aqui não é ditar modelos! Portanto fique à vontade para alterar a Ordem de Serviço na medida da sua necessidade na sua empresa.
É até curioso notar que na construção civil mesmo dentro do mesmo segmento a mesma profissão pode assumir riscos bem particulares. Exemplo, o pedreiro… Imagine comigo… se ele trabalhar na construção de uma ponte estará exposto a riscos, mas, se ele trabalhar na construção de um edifício provavelmente estará exposto a riscos bem diferentes.
Sobre o Autor