O 5S é uma ferramenta de gestão empresarial capaz de criar uma cultura da disciplina no ambiente de trabalho.
O SENSO DE UTILIZAÇÃO, SENSO DE ORGANIZAÇÃO, SENSO DE LIMPEZA, SENSO DE NORMALIZAÇÃO E SENSO DE DISCIPLINA.
Não Se trata de um sistema de gestão de qualidade, mas através da implementação de um ambiente favorável de trabalho e aprendizado contínuo para medidas simples de disciplina e organização.
O termo 5S define os princípios básicos para a aplicação, que consiste em manter a disciplina e organização do ambiente de trabalho, de maneira que esses comportamentos, por si só, tragam contribuições para a segurança e eficiência operacional.
Assim, com a aplicação dessas, diretrizes é possível estabelecer melhorias referentes ao clima organizacional, ao aumento da produtividade, á motivação dos trabalhadores e conseqüentemente conquistarem uma mudança de comportamento com relação á cultura de segurança no ambiente de trabalho.
SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO:
Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc… Com equilíbrio e bom senso.
Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do SENSO DE UTILIZAÇÃO são imediatamente evidenciados.
- Ganho de espaço
- Facilidade de limpeza e manutenção
- Melhor controle dos estoques
- Redução de custos
- Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S
SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO:
Podem ser interpretadas como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isso devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc…Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico.
Podemos identificar como resultados do Senso de Organização.
- Economia de tempo
- Facilidade na localização das ferramentas
- Redução de pontos seguros
Resultados de localização e identificação deste conceito.
- Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas
- Equilíbrio físico e mental
- Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc…
- Melhoria nas condições de segurança
SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA OU AUTODISCIPLINA:
A ultima etapa do programa 5S definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinar a cerca dos princípios 5S é possível que se tenha.
Melhor qualidade, produtividade e segurança do trabalho
- Trabalho diário agradável
- Melhoria nas relações humanas
- Valorização do ser humano
- Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativo
Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.
SUSO – SENSO DE LIMPEZA:
A tradução para a palavra Seiketsu é limpeza. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduo ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o aceio do piso, armários, gavetas, estantes, etc…
O Senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, fraqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado.
- Ambiente saudável e agradável
- Redução da possibilidade de acidentes
- Melhor conservação de ferramentas e equipamentos
- Melhoria no relacionamento interpessoal
SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO E SAÚDE:
O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, eliminação, localização, placas, etc… Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc… Afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc…Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros ‘’S’’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam.
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